domingo, 1 de julho de 2007

São Paulo está muito bem na fita


São Paulo seduz cineastas, exibe o lado fotogênico na atual safra de filmes nacionais e atrai produções de fora


SILVANA ARANTES - DA REPORTAGEM LOCAL
O Rio de Janeiro continua lindo, mas é a acinzentada São Paulo, com seus 5,8 milhões de carros, o engarrafamento como sinônimo de rotina do cidadão e a marca da "deselegância discreta" que fica cada vez mais atraente aos olhos e às lentes dos cineastas, daqui e de fora.
Na safra de filmes em cartaz, como "Não por Acaso", de Philippe Barcinski, e entre os que serão rodados nos próximos meses no país, não faltam exemplos dos que tratam a cidade como personagem, e não apenas como cenário.
"Meu grande desafio era fazer com que São Paulo fosse mais do que uma locação [ambiente de cenas], porque o filme lida com a relação do homem com o meio, que é algo meio intangível", diz Barcinski.
O cineasta Walter Salles, que ao lado de Daniela Thomas começará a filmar seu "Linha de Passe" em São Paulo na semana que vem, acha que Barcinski "capturou de forma ao mesmo tempo sensível e contundente" o aspecto mais particular de São Paulo: "O fato de estar em constante movimento". >>> leia mais



"não por acaso",
do diretor Philippe Barcinski é um filme sobre o controle. trata de três personagens obsessivos: um jogador de sinuca que busca o domínio absoluto das bolas em uma mesa de bilhar; o engenheiro de trânsito de que procura manipular o fluxo de automóveis de uma metrópole e o funcionário de uma luxuosa casa de bingo que se revolta com a aleatoriedade de tudo que lhe cerca. isolando-se em seus mundos de pensamentos eles terão de aprender a conviver com a perda para recuperar quem eles amam. o filme, comercial e experimental ao mesmo tempo alternam os registros objetivos e subjetivos em um jogo cinematográfico instigante.


O longa de Philippe Barcinski está em cartaz há duas semanas nos cinemas, em cerca de 60 salas em São Paulo e outras capitais e faz uma bela campanha. Até o momento o filme foi visto por quase 70 mil pessoas. Na próxima semana "Não Por Acaso" entra em cartaz em Bauru, Ribeirão Preto, Uberlândia, Cuiabá e João Pessoa.




Technorati : , , , , , , ,

Nenhum comentário: