sábado, 30 de junho de 2007

''Saí da Microsoft para vender felicidade'' (John Wood)


O americano John Wood dá a receita que transformou sua instituição filantrópica em uma máquina de atrair recursos. Aclamada por organizações internacionais, a Room to Read defende que a saída para a filantropia é adotar princípios do capitalismo


John Wood é um atleta das finanças e está causando reboliço por administrar sua organização não-governamental Room to Read - que constrói escolas e bibliotecas em países subdesenvolvidos- como se ela fosse uma multinacional.
Ex-diretor de marketing da Microsoft, ele ainda se parece com o estrategista corporativo que conseguiu fortalecer os músculos da gigante americana de informática na Ásia, região que, em 2000, considerava a empresa uma vilã imperialista.
Foi assim até 2000, quando Wood decidiu pedir demissão e usar parte de sua poupança (ele diz que foram US$ 50 mil) para fundar a Room to Read, hoje presente em oito países (Nepal, Sri Lanka, Camboja, Vietnã, Índia, Laos, África do Sul e Zâmbia). Neste ano, ela deverá chegar à América Latina. Ao todo foram construídas 287 escolas, 3.540 bibliotecas com 1,3 milhão de livros e concedidas 2.336 bolsas de estudo.
Sua experiência virou um livro ("Saí da Microsoft para Mudar o Mundo") e pode ser adquirido nas principais livrarias brasileiras ou aqui. (JULIO WIZIACK - DA REPORTAGEM LOCAL)


Nenhum comentário: